AVALIAÇÃO

Para os alunos do 1o ano, visará o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos e capacidades considerados fundamentais ao processo de alfabetização e será formalizada em dois documentos: Relatório Individual por habilidades trabalhadas no bimestre e Boletim. O aprendizado principal do 1o ano está na linguagem oral e escrita, devendo-se promover experiências significativas da língua, ampliando as capacidades de comunicação e expressão associadas às quatro competências linguísticas básicas: escutar, falar, ler e escrever. O eixo natureza e sociedade trata da interação da criança com o meio natural e social, respeitando as diferenças específicas.

A avaliação da aprendizagem do 2o ano do Ensino Fundamental à 3a série do Ensino Médio será por meio de avaliações contínuas e acumulativas do desempenho do aluno com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, utilizando-se vários instrumentos, levando-se em conta a atenção, desempenho, participação, interesse e apuração da assiduidade.

As verificações são feitas por meio de: avaliações escritas, arguições, observações constantes do aluno, trabalhos individuais e em grupo e outros processos dinâmicos que se afiguram pedagogicamente válidos e recomendáveis.

As avaliações ocorrem da seguinte forma:

Parte A – Mensal

v   Avaliações Mensais, trabalhos, tarefas e outros meios, compondo a nota mensal.

Parte B – Bimestral

v   Avaliações Bimestrais compondo a nota bimestral.

Somando as duas notas e dividindo por dois teremos a média do bimestre de cada aluno. Os resultados bimestrais são expressos em notas, registradas em números na escala de 0 a 10 (zero a dez), graduadas de cinco em cinco décimos, comunicadas aos alunos, pais ou responsáveis.

Os resultados insuficientes mesmo após a recuperação, são comunicados aos pais ou responsáveis conforme Deliberação 11/96.

Excepcionalmente e a critério da Direção Pedagógica, podem ser deferidos pedidos de provas substitutivas, 2a chamada, com justificativas diversas às mencionadas.

A Avaliação do aproveitamento correspondente ao ano letivo é traduzida por uma nota anual, resultante da média aritmética simples das quatro notas bimestrais.

Os resultados obtidos na Avaliação são sistematicamente documentados e fornecidos aos alunos, pais ou responsáveis.

Para o aluno que apresentar dificuldades de aprendizagem, no decorrer do ano letivo, a Escola propicia a possibilidade de estudos, visando colocá-lo no nível de aprendizagem dos demais alunos, mediante estudos de Recuperação.